Ensino

Projetos Interdisciplinares por Etapa

1ª Etapa

PANORAMA DO MERCADO PUBLICITÁRIO

O Projeto Panorama do Mercado Publicitário é uma atividade desenvolvida pelas disciplinas Teoria Geral de Marketing e Teoria e Prática em Publicidade e Propaganda, com o apoio da disciplina de Práticas de Leitura, Interpretação e Produção de Textos, na 1ª etapa do curso. Em que os alunos realizam um trabalho em grupo que consiste em uma pesquisa sobre o Cenário do Mercado Publicitáriou00b9 atual e apresentam uma proposta sobre as tendências para os profissionais. Os alunos utilizam como produto e/ou serviço, objeto de sua campanha, a profissão de publicidade e propaganda, a relação com o Marketing.

NARRATIVAS TRANSMÍDIA

O Projeto Narrativa Transmídia, é desenvolvido na 2ª etapa do curso e objetiva apresentar as normas e orientações gerais para a produção de um universo ficcional cuja narrativa matriz seja uma novela de rádio que deverá ser produzida pelos alunos matriculados nas disciplinas “Narrativas Transmídia e Criação Publicitária”.

PROJETO TRADE

O Projeto Interdisciplinar da 3ª etapa trabalha com o conceito de Trade Marketing. Os alunos realizam uma pesquisa para conhecer com maior profundidade marcas que atuam estrategicamente no ponto de venda com ações de sucesso no mercado atual; seus processos de gestão e posicionamento dos produtos; seus apelos visuais, gráficos e textuais. Os alunos, organizados em agências, utilizam como objeto do projeto, uma marca (cliente) escolhido previamente. Serão analisados: estratégias de trade, relações com o marketing, comunicação no ponto de venda, incluindo conceito, imagem, valor agregado, etc.

PROJETO GRÁFICO

Este projeto multidisciplinar, coordenado pela disciplina de Programação Visual e Planejamento Gráfico desenvolvido na 4ª etapa do curso e consiste na criação de uma logomarca e produção de uma programação visual para uma empresa do ramo de prestação de serviços, de média ou reduzida circulação de pessoas, e que oriente e identifique o local e cada um dos seus setores, facilitando a locomoção, mobilidade e acesso.
O foco conceitual, ponto de partida para a criação deste projeto gráfico visual serão artistas plásticos e suas obras definidos junto com o da disciplina de Estética da Arte Contemporânea. Deverão ser justificados a escolha da obra, o artista e os conceitos adotados na ideia, tanto na forma quanto nas cores. Os artistas ou obras serão escolhidas dos seguinte movimentos: Expressionismo Abstrato, Minimalismo, Arte Conceitual, Happening, Body-Art, Arte Urbana, Graffiti, Intervenção, Instalação, Video-Art, Fotografia e Pós-Fotografia, Arte e Tecnologia Digital.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

O desenvolvimento do projeto se dá por meio de campanhas ligadas às ações de Responsabilidade Social realizada por empresas. Circunscritas nas seguintes áreas: meio ambiente ou cultura. Trata-se, portanto, de uma campanha nos moldes profissionais, envolvendo todos os procedimentos normais de uma campanha publicitária. O projeto Responsabilidade Social (Cultura e Meio Ambiente) é conduzido pelas disciplinas Tópicos de Marketing II, Redação Publicitária III, Direção de Arte I e Fotografia Publicitária.

CAMPANHA EM POLÍTICAS PUBLICAS

Este projeto é desenvolvido na 6ª etapa do curso. Por campanha institucional entende-se uma campanha realizada a partir de um edital público que tem por objetivo conscientizar, mudar comportamentos, atitudes e costumes de acordo com as prioridades estabelecidas por uma instituição Federal, Estadual ou Municipal.
O projeto tem por objetivo familiarizar os alunos quanto ao planejamento, às estratégias de criação de campanhas publicitárias de caráter institucional, a partir do entendimento de um edital público, resultando na produção de peças para a mídia impressa e eletrônica, na apresentação do projeto ao meio acadêmico e ao mercado, utilizando as regras semelhantes adotadas pelo edital.

PROJETO DIGITAL INTERATIVO

O universo digital transformou sistematicamente a forma com que as pessoas se comunicam, e muito mais a forma com que as empresas se relacionam com seus clientes. Neste novo cenário, faz-se necessário um profundo conhecimento das ferramentas e plataformas digitais que intermediam as relações P2P, B2C e C2C, compreendo suas potencialidades, fragilidades e peculiaridades. Este projeto digital surge, portanto, para serem colocados em prática os conceitos teóricos vistos em sala de aula, tal como contempla o plano de ensino da referida disciplina.

PROJETO EXPERIMENTAL

O projeto experimental é definido na sétima etapa, em planejamento mercadológico, em que se desenvolvem as seguintes atividades: análise de pesquisas, planejamento de campanha, criação e produção de peças publicitárias com a orientação dos professores das disciplinas específicas. É uma atividade prática que visa à realização de uma campanha publicitária para produto ou serviço de empresa real. Todo o processo é apresentado no final da 8ª etapa a uma banca de professores e profissionais convidados e é aberto à comunidade. Participam na orientação e produção do projeto: Planejamento de Campanha, Produção Publicitária em TV e Cinema II, Redação Publicitária V, Arte Publicitária, Produção Publicitária de Áudio II, Mídia II e Técnicas de Apresentação.